O que é Kung Fu
É a arte marcial chinesa milenar, origem de todas as artes marciais e desportos de combate contemporâneos. Mais do que simples combate, o Kung Fu encerra a sabedoria oriental, numa prática voltada para a saúde e para o bem-estar físico e psíquico. Mas esqueça as histórias que correm nos sites e nos livros de divulgação, decalcados uns dos outros.
Não aceitamos a figura de Bodhidarma ou Tamo como patrono do Kung Fu. Aliás, até é duvidoso que tal personagem alguma vez haja praticado artes marciais. E não usamos o nome de Shaolin em vão. A formação dos nossos praticantes inclui a abordagem da verdadeira evolução do Kung Fu, com a metodologia científica da disciplina de História.
Não lemos e copiamos simplesmente a cartilha posta a circular. Nas ligações Shaolin e Artigos, discutem-se as ideias e conceitos defendidos. Nesta escola não encontra as ideias pré-concebidas do costume. Por isso o nosso treino é duro e requer muita força de vontade. Não se fazem passagens administrativas nem exames pagos.
A escola recusa qualquer escala de graduações que não seja o método tradicional das escolas chinesas. Não há cintos às cores, a não ser as faixas com a cor da escola. Os novos alunos entram para o 1º escalão e têm de mostrar empenho e progresso para ascenderem aos escalões imediatos.
A escola caracteriza-se pelo trabalho intenso, pela disciplina mental e física, pelo respeito ao Mestre e aos colegas e pelo respeito à filosofia tradicional das artes marciais.